quarta-feira, 25 de junho de 2008

O BrOffice.org que eu quero...

Olá pessoal,

Gosto tanto de usar o BrOffice.org que resolví juntar diversas sugestões de alunos dos nossos treinamentos e outras idéias que nós tivemos e montamos o BrOffice.org que eu quero.
Vale lembra que esta postagem é apenas uma brincadeira de montagem sem muito compromisso com a ajuda do programa GIMP.
NÃO HÁ UM BROFFICE.ORG como o mostrado nas figuras, como já falei são apenas sugestões para que se possa - quem sabe, parar na tela dos desenvolvedores do OpenOffice.org/ BrOffice.org e assim serem implementadas.
No resto, afica apenas a brincadeira... vamos lá.
A primeira coisa que temos de diferente na nova versão do BrOffice.org é a sua tela inicial. A princípio contamos com mudanças significativas destacadas na figura abaixo:

Se quiser ampliar a imagem, basta clicar sobre ela
Um grande painel lateral agora reúne a grande maioria dos comandos de formatação, entre eles de Estilos, Caractere e de Parágrafo entre outros.
O estilo padrão dos botões agora é o Crystal e como pode ser visto, os botões de estilo Negrito, Itálico e Sublinhado finalmente estão em português (N, I ,S) - o que antes eram B (bold), I (italic) e U (underline).
A ferramenta Zoom agora exibe uma caixa onde podemos optar para ampliação - mas as opções continuam as mesmas.

Outra ferramenta que fará um grande sucesso está no Menu Inserir. Agora os usuários poderão inserir uma página em branco no documento com mais facilidade. Este recurso é o mesmo de inserir uma quebra de página, mas como poucos sabem deste recurso, olha aí a ferramenta para ajudar. E ainda há a possibilidade de associar um botão para este comando na Barra de Formatação se o usuário quiser.
Outra grande novidade está na janela de formatação de página. Veja abaixo:

A partir desta versão, os usuários poderão optar em ter facilmente em um documento páginas na orientação Retrato junto com outras na orientação Paisagem sem a necessidade de saber trabalhar com Estilos. Funciona assim: Você digitou por exemplo 05 páginas. A página 06 (que deve ser criada antes de usar o comando) exibirá uma tabela e você tem que colocar a página na orientação Paisagem (deitada), basta que acesse o Menu Formatar/ Página, modifique a orientação e marque a opção: A partir desta. Feito isto somente a página 06 terá a sua orientação modificada. Se não marcar esta opção, todas as páginas serão afetadas.
Digite a sua tabela e insira uma nova página - aproveite e use o comando de inserir página desta versão. Volte para a janela de formatação e modifique a orientação da página e marque novamente a opção: A partir deste página.
Pronto, seus problemas acabaram.

Outro recurso interessante é o: Margens iguais. Sempre que vamos modificar todas as margens de uma página, temos que repetir a mesma medida em todos os campos. Entretanto, se você colocar o valor na caixa: Margens iguais, todas as margens serão alteradas automaticamente para valor que você digitar.

Há outros modificações que quase passam desapercebidos. Uma outra é que os atalhos estão 95% iguais a daquele outro pacote office. Isto fará com que a migração deste para o BrOffice.org seja amenizado por mais esta pequena contribuição.

Agora basta que você acesse o site e faça download da nova versão do BrOffice.org e se render ao novo.

ATENÇÃO: Como foi escrito no início desta postagem isto é apenas uma brincadeira, NÃO HÁ VERSÃO DO BROFFICE.ORG COM ESTES RECURSOS, entretanto se você dominar o inglês e quiser passar para "os caras de lá" fique a vontade - só não esqueça dos crédito tá, do nosso e o seu por ter traduzido : )

Lucas Filho
Open-Ce Tecnologias e Serviços

12 comentários:

  1. Leandro S. da Silveira26 de junho de 2008 12:52

    Nossa, as ideias que foram dadas são geniais, principalmente a formatação de texto. Fica uma sugestão: envie para alguém ligado ao BrOffice ou OpenOffie. Vai que gostem da ideia!

    ResponderExcluir
  2. Buenas. Eu tenho que discordar da observação sobre as teclas de atalho. Nem própria Micro$oft consegue padronizar as teclas de atalho. Com excessão das mais usadas como Negrito, Itálico, Sublinhado e algumas outras. Pegue o Word 97, depois o 2000 e por fim o 2003; teste todas as formas de alinhamento de um parágrafo utilizando a mesma tecla em todas as versões. Ah! O justificar é igual.
    A propósito. Gosto dos estilos de página, faço muito uso deles para formatação de trabalhos nas normas da ABNT. É um recurso valiosíssimo.

    ResponderExcluir
  3. Contribuo no projeto OpenOffice e gostaria de te enviar suas sugestões para eles. Mas não entendi o que quis dizer com o botão de zoom!

    ResponderExcluir
  4. Olá Caravalho,

    Sobre o botão zoom, é que na versão padrão para windows - que é a plataforma mais usada com o BrOffice.org, o botão tem o ícone de uma lupa pois usa a interface padrão. Já no Linux é uma caixa de sugestão assim como a do word.
    Seria interessante usar esta caixa na versão padrão do windows.

    ResponderExcluir
  5. Muito legais as sugestões. Assino todas.
    Também sou fã do BrOffice/OpenOffice mas desde que comecei a utilizar senti algumas deficiências de interface. Infelizmente, já houve umas três versões após isso e nenhuma deu atenção especial à interface com o usuário, que ainda é aquela mesma parecida com MS Office 95.

    Acho que falta um pouco de ousadia no layout, inovações, como fez o Lotus Symphony, baseado no próprio OpenOffice (salvo engano).

    Sei que são comentários injustos se considerarmos os avanços internos do software, mas é preciso que se opine.

    Abs.

    ResponderExcluir
  6. ótimas sugestões!

    Adiciono uma que penei muito por não existir facilmente:
    Inserir -> Numeração de páginas

    É muito difícil numerar as páginas usando o modo atual (Inserir -> Campo número de página no cabeçalho/rodapé)... Mudar o número inicial é complicado e numerar só algumas páginas eu nem descobri como faz.

    Tem um plugin q adiciona essa funcionalidade, mas é muito básico só permitindo mudar o número e página inicial.

    ResponderExcluir
  7. Acrescento ainda a idéia do Theo o seguinte...
    Quando o cara clicar em "Inserir/ Numeração de páginas" abra uma janela onde o usuário poderá escolher:

    Numeração no Cabeçalho
    à esquerda
    ao centro
    à direita
    Numeração no Rodapé
    à esquerda
    ao centro
    à direita

    Desta forma poderia ser escolhido até mesmo a posição da numeração.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Lucas, sou João Alberto, da comunidade broffice.org - Pará. Parabéns pela idéia!! Estou pensando em copiá-la... rsrs Concordo com a o Theo e você quanto a numeração. Tenho uma dificuldade grande em utilizar o cabeçalho e numeração. Tipo, o cabeçalho centralizado e a numeração à direita da página. Fui muito cobrado por um Prof Doutor da UFPA por isso. A única solução que tinha encontrado era a de fazer a página num outro office :( e depois importá-la Openoffice.org.

    ResponderExcluir
  9. Oi Lucas,
    eu assisti sua palestra sobre Gimp lá na CESOL e eu achei simplesmente "o máximo", infelizmente não deu pra assitir a de br-office, de quarta.
    Será que você poderia me mandar os slides da de br-office? Eu ia pedir no final da palestra de Gimp, mas tive que sair correndo porque estava atrasada :)
    elizandra.ferreira@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. São muito boas as sugestões. Creio que muitas delas não são difíceis de implementar.
    Apenas a que se refere a numeração, é que acredito ser mais complicada, pois o BrOffice Writer associa o estilo de página à numeração. Isso é o que mais complica para os usuários do MSWord. Também acredito que quando bem entendido o conceito de estilo de página, a formatação da numeração fica muito prática e automática, especialmente para grandes documentos, que seguem padrões, como livros e publicações científicas.
    Mas contribuindo o nosso BrOffice será cada vez melhor.
    Até a próxima.
    LF

    ResponderExcluir
  11. No Writer do BR Office como faço para inserir número de página na parte superior sem alterar a margem já definida.

    Desde de já agradeço,

    Jair.

    ResponderExcluir

Olá,

Que bom ter você participando do meu Blog. Deixe o seus comentário.

Desde já, muito obrigado!
Lucas Filho

Calendário